domingo, 27 de março de 2011

A periodização através dos princípios de jogo e da progressão estrutural


         Na ultima postagem comecei um assunto que particularmente acho muito interessante e têm sido assunto de diversos debates entre os estudiosos do futebol e dos esportes coletivos. Para dar continuidade a essa questão vou abordar sobre outro tema que ainda não é tão conhecido, mas no meu modo de ver está interligado com a temática da periodização tática, tal conteúdo trata-se da progressão estrutural.
         Tenho encontrado alguns autores que abordam sobre a progressão estrutural e vejo que há uma tendência dentro dos que são adeptos da periodização tática a trabalhar com esta metodologia, mesmo de forma indireta. Ainda assim, não está totalmente claro como e de que maneira está forma de trabalho deve ou será utilizada.
         Posso aqui citar alguns autores que pude ler nos últimos tempos e que tratam do assunto, tais como Javier Sampedro em seu livro fútbol sala – las acciones del juego, Jesus Velasco Tejada e Javier Lorente na publicação fútbol: entrenamiento base em fútbol sala e; Antonio Cruz Cárdenes com o livro Fútbol: análisis Del juego. Como podemos observar todos os citados são espanhóis, os quais ao meu modo de ver são uma leitura indispensável, por sinal admiro muito o trabalho realizado na Espanha nessa área.
         Para introduzir tal tema, posso dizer que tenho trabalho de tal forma e procura realizar meu planejamento, seja mensal, semanal ou anual, utilizando a progressão estrutural. Utilizo esta metodologia dentro da sessão de treino, no microciclo e; com uma abordagem mais abrangente no macrociclo.
         A progressão estrutural nada mais é que diminuir os elementos envolvidos na atividade, e ir introduzindo estes conforme a complexidade do jogo vai surgindo como objetivo. Ou seja, planejam-se atividades que começam sem oposição (1x0, 2x0, etc) e depois coloca-se oposição em igualdade numérica ou superioridade numérica (1x1, 2x2, 2x1, 3x1, etc). Vale lembrar que o numero de elementos (jogadores) envolvidos deve progredir do menor para o maior até o jogo formal (11x11, no caso do futebol). Isto é importante, pois quanto maior o numero de elementos mais difícil será aprendizagem e assimilação dos princípios de jogo. Desta forma, como o objetivo do micro ou macro será tais princípios, o inicio das atividades com um numero menor de elementos facilitará a aquisição do que foi objetivado.
         Com a progressão estrutural, conforme o nível de aquisição do grupo de atletas, será aumentada a complexidade, ou seja, o aumento de jogadores envolvidos nas atividades de acordo com cada objetivo do planejamento.


Retornaremos e este assunto em artigos posteriores.

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