quinta-feira, 30 de junho de 2011

EXEMPLO DE SESSÃO DE TREINO NA PROGRESSÃO ESTRUTURAL


Quero com essa postagem exemplificar uma sessão de treino dentro da metodologia da progressão estrutural na busca de clarear o que havia exposto em outras publicações.
O objetivo do treino será treinar alguns elementos táticos fundamentais, como a passagem (ultrapassagem), tabela, triangulação e o cruzamento.
Esses exercícios poderão ser aplicados nas categorias sub 13 e posteriores, e salvo algumas especificidades os três primeiros momentos com a categoria sub 11 e, até mesmo uma adaptação do momento 4 (em maior grau o lado direito).
MOMENTO 1 e 2

No lado direito da figura (momento 1), aplica-se um exercício de simples execução em 4x0 + G, onde após a bola circular por todos realiza-se dois fundamentos táticos básicos que é a passagem e o deslocamento em ‘X’. No lado esquerdo da figura (momento 2), é introduzido jogadores das respectivas posições em cada função (laterais, volantes e meias) e similarmente ao anterior em um 6x0 + G, realiza-se um circulação de bola, entretanto há dois fundamentos táticos a mais, a tabela e a bola lançada pelo meia para o lateral chegar no fundo e cruzar. Destaca-se que em ambos os momentos, o fundamento do cruzamento está sendo executado.

MOMENTO 3

 Pode se observar em ambos os lados da figura que o que é sugerido agora são variações dos momentos 1 e 2. Basicamente, coloca-se os zagueiros realizando a oposição em 4x2+ G e em seguida 6x2 + G.

MOMENTO 4 E 5

Agora temos uma complexidade aumentada em ambos os lados da figura, no lado direito (momento 4) podemos observar um exercício em 6x3 + G onde, os jogadores com a cor marrom são os atacantes que vão fazer a disputa na área contra os defensores. Os fundamentos táticos aplicados são os mesmos que anteriormente. No lado esquerdo (momento 5) o numero de elementos envolvidos é maior, 8x3 + G, mas novos fundamentos táticos são introduzidos, a entrada do lateral em diagonal gerando uma triangulação com o meia conduzindo (linha com bolas)e tabelando com o atacante (jogador marrom) para cruzar.
É claro que em todos esses exercícios deve-se demonstrar as movimentações que cada jogador deverá executar (ex: ficar na sobra ou realizar um cobertura ofensiva). Principalmente no momento 5 as movimentações tem que estar bem sincronizadas  para não sobrecarregar a defesa e aglomerar jogadores em certos espaços.

CONTINUA…

Nenhum comentário:

Postar um comentário