domingo, 5 de dezembro de 2010

PRINCÍPIOS DE JOGO APLICADOS AO FUTEBOL: INICIAÇÃO AO JOGO

             Com o planejamento e a periodização dos princípios táticos aplicados ao futebol, na sequência das aulas as atividades vão ganhando complexidade e são inseridos progressivamente princípios do jogo e noções táticas. A maneira de trabalhar do professor pode ser a partir de mini jogos, inicialmente com situações de 1x1, e depois 2x2, 3x3 e 4x4. Importante destacar que em praticamente todas as aulas deve acontecer um grande jogo na parte final das mesmas.
            As atividades nessas situações (2x2, 3x3, 4x4) reduzem o número de elementos participantes do jogo e o nível de interações, ou a complexidade das interações é reduzida, facilitando o aprendizado dos princípios de jogo por parte dos alunos. Entretanto, a redução dos elementos do jogo (alunos) não faz com que os princípios não possam ser aplicados, pelo contrário, nas atividades de 3x3 praticamente todos os princípios já podem ser aplicados.
         Pode-se citar como exemplos de atividades nessa fase de iniciação ao jogo e de aplicação dos princípios do jogo, algumas das aulas onde acontecem o 3x3, 3+goleiro x 3+goleiro, 4x4, duas equipes+Jocker e três equipes; em mini campos ou em campo reduzido.

Vale destacar uma das atividades desse gênero.
Propomos uma atividade com situação de 4+1(jocker) x 3+ goleiro. Essa situação ocorre em duas metades de um campo reduzido (metade do campo oficial). Entretanto, cada equipe é composta por sete jogadores + jocker, que jogam uma contra a outra.
Ressalta-se os seguintes pontos:
1. A superioridade numérica no campo ofensivo facilita a aprendizagem dos princípios de ataque: penetração, mobilidade e espaço, em maior grau estes dois últimos;
2. Organização defensiva/ofensiva fazendo com que os alunos por conta própria apliquem rusticamente os princípios de jogo tanto no ataque como na defesa;
3. Transição defesa ataque;
4. Linhas de passe facilitadas;
           O interessante dessa atividade é que praticamente todos os princípios de jogo são aplicados, alguns em maior ou menor grau, com menor ou maior dificuldade, com exceção talvez (dependendo da situação do jogo), apenas da cobertura ofensiva que não se aplica neste exercício. Outro ponto interessante é que os próprios alunos muitas vezes sem intenção ou sem noção buscam aplicar os princípios tanto no ataque como na defesa.
       Além disso, também é importante falar sobre a ideologia de trabalhar com campos reduzidos. Geralmente acontecem os pequenos jogos (ex: 3x3 ou 4x4 + goleiro) e no final os grandes jogos em campo reduzido. A intenção da utilização dessa metodologia é propiciar maior contato com bola por parte dos alunos, bem como maior envolvimento nas ações de jogo e nas interações e relações do jogo de futebol. Entretanto é experimentada por parte dos alunos a metodologia de ensino através dos grandes jogos ou método global dependendo a nomenclatura utilizada.
           Dessa forma, é possível ensinar com os grandes jogos aplicando certas regras a partir do próprio jogo sem utilizar os campos reduzidos. Na teoria os dois métodos podem ser eficientes dependendo do nível dos alunos ou da maneira (didática) do professor ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário