terça-feira, 19 de junho de 2012

Jogos reduzidos versus jogos condicionados

Com esta postagem vou dar uma breve pausa na série que vinha apresentando sobre o Barcelona F.C. para divulgar um artigo de minha autoria que foi publicado no site Universidade do Futebol.
Trata-se de uma abordagem sobre dois  métodos de ensino no futebol: os jogos reduzidos e os jogos condicionados, as características peculiares de cada um bem como as vantagens e desvantagens da utilização destas metodologias de treinamento.


Nos esportes coletivos de características intermitentes, existe uma tendência a buscar métodos que possam aprimorar as capacidades físicas juntamente com as qualidades técnicas e táticas a partir do método global ou integrado. Nesse contexto, os jogos reduzidos aparecem como uma proposta interessante de treinamento para o aprimoramento da performance de jogadores de futebol (BANGSBO, 1994; DRUST; REILLY, 2000; IMPELIZZERI et al., 2006; HILL-HAAS et al., 2011).



O treinamento no modelo de jogos reduzidos pode alcançar uma intensidade de exercício adequada para melhorar tanto o condicionamento específico de modalidades intermitentes (testes de campo), como variáveis aeróbias, assim como o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e os limiares de transição fisiológica (DA SILVA et al., 2011). Assim, a preparação física deve ser baseada na realização de exercícios específicos da modalidade, visto que os mesmos resultarão em modificações anatômicas e fisiológicas que se relacionam as necessidades da mesma (DA SILVA et al., 2011).


Entretanto existe uma confusão na prática por parte dos profissionais na aplicação dos jogos reduzidos e dos jogos condicionados. Entre os adeptos da primeira metodologia muitos utilizam somente (ou como foco principal) com ênfase no aprimoramento físico. As principais regras impostas durante a aplicação desta metodologia (espaço reduzido, menos elementos envolvidos e numero de toques na bola limitados para cada jogador) são estritamente para o controle da relação volume/intensidade. Ainda há aqueles que utilizam os jogos reduzidos dentro da metodologia do treinamento integral, como parte de um aprimoramento físico específico.


Diferente da maneira que os jogos reduzidos são vistos ou aplicados, os jogos condicionados ou JDC’s podem de maneira semelhante, a partir do uso das mesmas regras (espaço reduzido, menos jogadores e numero de toques na bola limitados) aprimorarem o condicionamento físico dos atletas de futebol, mas não necessariamente dessa forma, pois podem ser realizados com a ótica do jogo formal adaptado. 


Além disso, esta metodologia extrapola o aprimoramento físico/técnico, alcançando um aprimoramento tático e de tomada de decisão dos jogadores. Com normas estabelecidas e regras que busquem um objetivo para a atividade, seja ele qual for aprendizagem/fixação dos princípios táticos de jogo ou como agir frente a determinadas situações da partida dentro do modelo de jogo da equipe, os jogos condicionados geram um aprendizado estratégico/tático com sua aplicação.


Para acessar o conteúdo completo do artigo e saber mais sobre o assunto assim como ver exemplos práticos de exercícios dentro da metodologia dos jogos condicionados, acesse o site do Universidade do futebol através do link:


Ou se preferir deixe seu comentário! Um grande abraço.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O MODELO DE JOGO DO BARCELONA F. C. parte 2


Na postagem anterior foi mostrado como eles pensam o futebol como um fenômeno e como visualizar um; além disso, é feito uma comparação sobre as teorias reducionistas e as teorias da complexidade. Como a primeira tem o foco “nas partes” de uma organização, e a outra nunca desconsidera o “todo” e as relações existentes entre os sistemas, o jogador e suas possibilidades de interação!
Nesta parte 2 veremos como essa equipe pensa as relações e as interelações dentro de um sistema complexo chamado ciclo do jogo.




Grande abraço e não perca a próxima parte! 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O MODELO DE JOGO DO BARCELONA F.C


Muitos são os torcedores, admiradores, adeptos e fanáticos pelo futebol apresentado pela equipe do Barcelona nos últimos anos. Entretanto, quem poderia revelar o segredo de tal sucesso? Existe um segredo? Como uma equipe de futebol pode manter tal nível de performance por tanto tempo? Como um time pode encontrar um “padrão” de planejamento e desenvolvimento estratégico de tal nível de rendimento? Como jogar de forma ‘encantadora’ obtendo os resultados necessários?


Essas e muitas outras perguntas estão frequentemente confrontando os profissionais envolvidos com o esporte! Dessa forma, a partir de hoje iniciarei a apresentação de uma série de um material que chegou em minhas mãos, que relata muito dos ideais adotados pelo clube que encantou o mundo com o futebol mais belo dos últimos tempos: Barcelona F.C.







Um grande abraço a todos e até a proxíma!