A partir do que havia postado em artigos anteriores, gostaria de acrescentar aqui um exemplo de atividade dentro da metodologia da progressão estrutural para ilustrar melhor o que vinha sendo discutido.
Com o entendimento de alterar o número de elementos e variáveis (n° de jogadores, tamanho do campo, regras da atividade, etc) de uma forma didática para que os atletas alcancem um entendimento lógico do objetivo a ser alcançado no planejamento surge à proposta dessa metodologia.
Quero propor um exercício onde o objetivo da unidade de treino são os princípios táticos de contenção e cobertura defensiva em uma atividade que progride de 2x2 para um 4x4.
Atividade de progressão estrutural segmentada com zonas forte e débil de jogo. Proporciona ao atleta a noção do espaço de jogo e os setores onde está espaço de jogo efetivo. O campo do exercício está dividido em três partes: Na zona A e B joga-se 2x2, os jogadores não podem trocar seus setores, mas a bola pode circular de um lado ao outro normalmente. A partir do momento que o quarteto que ataca invade a zona C joga-se 4x4 normalmente com exceção do número de toques na bola e de passes limitado para efetivar as jogadas de finalização (ex: 3 toques na bola e 4 passes).
Atividade que possibilita um trabalho específico de contenção e cobertura defensiva, assim como de organização defensiva e ofensiva. Ainda a movimentação sem bola e iniciação ao apoio ofensivo.
VOLTAMOS AO ASSUNTO EM ARTIGOS POSTERIORES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário