Quanto aos aspectos físicos tanto o futebol como o futsal mesclam em suas ações esforços de características intermitentes que exigem a participação dos metabolismos aeróbio e anaeróbio de produção de energia (LEAL JUNIOR, et al., 2006).
Em relação as diferenças ressalta-se o tamanho do campo de jogo, o tempo de jogo, o tipo de solo, o número de elementos envolvidos (atletas) e, do ponto de vista fisiológico as diferentes exigências metabólicas de um e outro (ARAÚJO, e tal., 1996).
O futebol tem em sua essência oito princípios táticos de jogo, sendo estes divididos em princípios táticos defensivos e ofensivos.
Os princípios táticos defensivos são:
1. Contenção
É realizada quando um jogador realiza uma ação de oposição ao adversário portador da bola com objetivo de parar ou retardar o ataque.
2. Cobertura Defensiva
Ação de um jogador dar apoio ao jogador que vai realizar a contenção com objetivo de ser obstáculo imediato ao adversário caso esse realize um drible sobre o jogador que deu o 1º combate.
3. Equilíbrio
Movimentar-se de forma que não permita jogadores livres com linhas de passes mais ofensivas. Dar apoio aos jogadores que realizam a contenção e a cobertura com objetivo de dar estabilidade a defesa.
4. Concentração
Movimentações com a intenção de criar superioridade numérica relativa em relação ao portador da bola.
Os princípios táticos ofensivos são estes:
5. Penetração
Movimento do portador da bola em direção ao gol adversário com objetivo de destabilizar a defesa e criar vantagens numéricas e espaciais.
6. Cobertura ofensiva
Garantir linhas de passe ao portador da bola em apoio Ofensivo.
7. Mobilidade
Criar instabilidade e desequilíbrios de forma que haja sempre jogadores livres de marcação.
8. Espaço
Movimentações realizadas com o objetivo de aumentar o espaço de jogo ofensivo para aumentar a distância entre as posições dos jogadores adversários e ampliar o campo de jogo efetivo da equipe.
Além do mais, é importante salientar que a partir de atividades de 3x3 pode-se aplicar basicamente todos estes princípios no futebol. Partindo deste ponto é que vamos refletir sobre a aplicação dos mesmos nos treinos do futsal.
Muitos técnicos e treinadores de futsal utilizam-se da metodologia dos pequenos jogos (2x1, 2x2, 3x2, 3x3, etc) e/ou jogos em campo reduzido (em meia quadra) com suas equipes, portanto a importância de avaliar os princípios de jogos aplicados em cada atividade para rentabilizar os treinos.
Veja na figura a seguir todos estes princípios aplicados em uma situação de jogo no futsal.
Pode-se observar que os princípios defensivos aplicados por cada jogador serão alterados de acordo com o sistema defensivo adotado pela equipe. Por exemplo, se a equipe verde estivesse utilizando o sistema 1-2-1 ou losângulo, o pivô seria responsável pela contenção, o jogador da Ala da bola faria a cobertura defensiva e o ala contrário faria a concentração. Entretanto se a equipe verde estivesse utilizando o sistema defensivo 2-1-1, o jogador da Ala da bola faria a contenção, o ala contrário faria a cobertura defensiva e o pivô faria a concentração.
É importante salientar que o futsal é um esporte mais dinâmico que o futebol, ou seja, com a exigência de movimentações mais rápidas, de forma que, os elementos envolvidos estão sempre trocando de posição e portanto aplicam os princípios de jogo seguidamente de diferentes maneiras e nas mais variadas circunstâncias.
Em maior ou menor grau podemos comprovar a presença dos princípios táticos do futebol na sua aplicação no futsal, faz-se necessário considerar que existem diferenças entre cada princípio nas diferentes modalidades e nas situações de jogo, sendo que, este assunto necessita ser estudado mais detalhadamente para explanar cada princípio e sua devida aplicação.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, T.; L.; ANDRADE, D.; R.; FIGUEIRA JÚNIOR, A.; J.; FERREIRA, M. Demandas fisiológicas durante o jogo de futebol de salão, através da distância percorrida. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. v.11(3): p.12-20, 1996.
JUNIOR E. C. P. L.; SOUZA, F. B.; MAGINI, M.; MARTINS, R. A. B. L. Estudo comparativo do consumo de oxigênio e limiar anaeróbio em um teste de esforço progressivo entre atletas profissionais de futebol e futsal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.12, n.6, nov/dez, 2006.
Da-lhe PC
ResponderExcluirfico massa o Blog ai!
vo sempre passa pra da uma olhadinha no que tu colocou!!
hehehe
abração!
Lucas Klein
pow gostei muito desse site porisso quero desde já parabenizar-lo e pedir sempre que poderem manda algo air está meu email pingoleta2007@hotmail.com
ResponderExcluirmano,......ñ sabia q futsal tinha pricipios taticos tão importantes asim!!!!!q manero!!!!!!!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO DESENHO E O TEXTO
ResponderExcluirEU ADORO FUTSAL É MUITO LEGAL ASS;GRAZI
ResponderExcluir