terça-feira, 26 de julho de 2011

OS EFEITOS DO TREINAMENTO MENTAL NA APRENDIZAGEM/APERFEIÇOAMENTO DO LADO NÃO DOMINANTE NOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL DE CAMPO

Os esportes coletivos evoluíram muito ao longo dos anos. Esta realidade fez com que sua prática exija um padrão motor e uma demanda energética de seus praticantes muito próxima do alto rendimento, tanto em escolinhas como em equipes amadoras. No futebol este fato está presente de maneira muito forte e cada vez mais sua prática exige recursos técnicos e físicos de seus praticantes. O presente estudo teve por objetivo verificar a influência da prática mental no aperfeiçoamento dos fundamentos de passe e chute a gol do futebol de campo com o lado não dominante do corpo, em praticantes de 15 a 17 anos. Para isto, foi selecionada uma amostra composta por 20 membros do projeto de futebol Impacto Vivo, todos com preferência pelo lado direito para praticar o esporte. A amostra foi dividida em dois grupos (experimental e controle) e foram testadas nos fundamentos de chute e passe propostos em quatro tipos de situações (passe com bola parada, passe com bola em movimento, chute com bola parada, chute com bola em movimento), onde foram avaliados através do desempenho em acertar a bola através do fundamento proposto no local de maior pontuação (entre cones nos fundamentos de passe e nos ângulos superiores no fundamento de chute), antes da intervenção (pré-teste) e após a intervenção (pós-teste), tendo como variável de controle as médias atingidas por cada grupo em cada situação. Durante a intervenção foi ensinado ao grupo experimental a realização do treinamento mental, onde os sujeitos do grupo foram instruídos a realizarem o treinamento momentos antes de executarem a habilidade e logo após esta execução. Para a validação dos resultados, foi realizado um tratamento estatístico (teste t para amostras independentes) e adotado um nível de significância de 5% (p≤ 0,05). Os resultados alcançados mostram que o grupo experimental obteve melhores médias após a intervenção com a prática mental, sendo este aumento mais significante nos fundamentos de passe e chute com bola em movimento, podendo assim afirmar que a intervenção do treinamento mental teve um efeito positivo no desenvolvimento dos fundamentos e este efeito foi mais em uns do que em outros.

Palavras chave: treinamento mental. Bilateralidade. Futebol.

Trabalho de conclusão de curso realizado pelo meu colega de trabalho no Avaí F.C, Daniel Carlin Ramos, formado em Educação Física e atualmente treinador das categorias sub 11 e sub 13 no clube citado anteriormente.
Para acessar o conteúdo completo do TCC favor enviar um email ou deixar um comentátio na postagem.


2 comentários:

  1. Achei seu blog pelo google por acaso, e gostei! Parabens vou voltar sempre

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  2. Olá Professor, sou estudante da Escola de Educação Física e Esporte da USP e me interessei muito pelo seu blog.

    Podemos trocar algumas mensagens por e-mail?

    Meu endereço é gondim.leonardo@gmail.com

    Aguardo seu contato!

    Obrigado e parabéns pelas publicações.

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