segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Caracterização do Futsal

O futsal caracteriza-se como um esporte intermitente e acíclico, dependente tanto do metabolismo aeróbio como do anaeróbio. As suas ações de jogo, tais como, permanecer estático, andar, trotar, correr (com ou sem bola), sprints, e por fim deslocamentos laterais e para trás são de variadas intensidades e durações.
Estudos demonstram que o deslocamento dos atletas durante as partidas é determinado principalmente pela posição tática desempenhada, sugerindo que cada jogador possui níveis de solicitação metabólica individuais, o que resulta em demandas fisiológicas diferenciadas (ARAÚJO et al., 1996).
Considerando que o futsal é um desporto com constantes sprints em contrataques, saltos para cabeceios e movimentações rápidas para se livrar ou realizar marcação (FOSS; KETEYIAN, 2002), os atletas executam esforços com um nível de exigência funcional muscular elevado, solicitando a mobilização máxima de suas capacidades.
Referências

ARAÚJO, T.; L.; ANDRADE, D.; R.; FIGUEIRA JÚNIOR, A.; J.; FERREIRA, M. Demandas fisiológicas durante o jogo de futebol de salão, através da distância percorrida. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. v.11(3): p.12-20, 1996.

FOSS, M. L; KETEYAN, S. J. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.